;

sábado, 12 de setembro de 2009

Eunápolis: Guarda Mirim promove integração social

Está em processo de oficialização junto ao Ministério Público o registro legal da SEAM (Sociedade Eunapolitana Assistente ao Menor), que visa a criação da Guarda Mirim, projeto este que vem dando certo em diversas cidades brasileiras onde jovens serão treinados para exercer funções que contribuam para a sociedade.O Comissário de Menor Francisco Bahia, mais conhecido como Chicão, é o responsável pela articulação do projeto, que conta também com o apoio do Soldado Normando na área de habilidades militares. Chicão conta que o principal objetivo da guarda é retirar adolescentes da rua, tirando-os da ociosidade.Dentre as principais atividades da Guarda Mirim, destaca-se uma colocação no mercado de trabalho, visando a profissionalização, princípios éticos, de cidadania, permanência e sucesso escolar. Com 65 alunos, todos matriculados em instituições de ensino, na faixa etária de 12 a 17 anos, Chicão acredita que em 2010 Eunápolis poderá contar com uma turma treinada para auxiliar na fiscalização do trânsito, monitoramento de segurança em estabelecimento comercial e eventos cívicos, garantindo a preservação do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Lei do Menor Aprendiz.A SEAM é uma instituição sem fins lucrativos engajada na educação de crianças e adolescentes, e a Guarda Mirim é uma proposta de que esses alunos sejam agentes modificadores de seu futuro e da sociedade. A Guarda possui regimento interno, escalas hierárquicas e tem tido o apoio da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, que cede área para treinamento. A Guarda tem chamado atenção de crianças de diversos bairros da cidade, que, com entusiasmo e perseverança, tem superado dificuldades para serem pequenos guardiões. “A Guarda ajuda na nossa educação; é bom participar e vamos poder ajudar pessoas no futuro”, declara Sávio Mendes, 11 anos.A Guarda Mirim se reúne às segundas, quartas e sextas-feiras às 15h, na Rua 2A, nº2, Bairro Santa Isabel, em Eunápolis.

5 comentários:

  1. Guarda Mirim de Itabatã15 de setembro de 2009 às 17:07

    É um exelente projeto!Realmente dá certo sim!Sou integrante da Diretoria da Guarda Mirim de Itabatã,presidida pelo Sold. Mattos.Entidade que vigora há 08 anos.Nesses anos por aqui já passaram mais de 550 adolescentes que tiveram suas vidas tranformadas, se destacando hoje, para "nosso orgulho", Oficiais do Exécito,Engenheiros,Professores e profissionais do comécio local.O segredo é não desanimar frente às dificuldades que certamente virão e encarar o projeto c muito amor.
    Parabenizo o Chicão e o Sold. Armando pela iniativa belíssima.

    ResponderExcluir
  2. Guarda Mirim de Itabatã15 de setembro de 2009 às 17:12

    Ah! Estamos em eminência para formatura de nossa 5ª turma! Sintam-se convidados!

    ResponderExcluir
  3. boa noite me chamo Ralilly, sou filho do Francisco Bahia chagas( chicão ) criador junto com o Soldado Normando , Gostaria que me enviase seu email ou me add para contato de informações melhores desde já agradeço . ( rally.ralilly@hotmail.com abrços boa noite.

    ResponderExcluir
  4. Olá eu faço parte da guarda Mirin de Itabatan e digo que é muito bom ver o trabalho que voçes estao fazendo porque hoje em dia as cianças e adolescentes precisam da a juda de pessoas como voçes parabens.
    MURILO SILVA BARROS - FORMADO DA 4º TURMA DE GUARDAS MIRINS DE ITABATAN.

    ResponderExcluir
  5. Olá eu gostaria de saber o endereco de voces na cidade de Eunápolis. Parabenizo o trabalho realizado com essas criancas em extrema vulnerabilidade.Acompanho o trabalho de voces de muito longe e gostaria de manter algum contato.
    Muito obrigada, meu nome é Joseli santos(Licenciada em Psicologia)

    ResponderExcluir