;

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Mutirão atende 1.500 sobre diabetes



Transformar Itabuna na Capital Brasileira de Prevenção do Diabetes. O que parecia apenas um sonho começa a se tornar realidade, após o êxito do 5º. Mutirão do Diabético, realizado no último sábado.
O evento, promovido pelo Hospital de OIhos Beira Rio, com o apoio da Prefeitura de Itabuna, Associação dos Diabéticos (Asdita), Unimed Itabuna, Rota Transportes, Lions, Uesc, entre outros, fez parte das celebrações do Dia Mundial do Diabetes.
Ele contou com 300 voluntários e atendeu cerca de 1.500 pacientes com mapeamento de retina para classificação da retinopatia diabético, sendo que 10% passaram por procedimento de fotocoagulação a laser gratuitamente, além de avaliação renal.
Os pacientes também foram submetidos a exame do pé diabético, sendo que os casos mais graves foram encaminhados para avaliação com equipe de cirurgia vascular.
"É a segunda vez que participo e cada vez é melhor, aqui recebi tratamento nos pés e eles me explicaram tudo muito bem. O atendimento foi ótimo e fui encaminhada para o especialista", destacou a aposentada Eliane Soares Conceição, 71 anos.
Para Valdo Freitas da Silva, de 54 anos, "quando você já tem mais idade, precisa ser orientado e o mutirão vem na hora certa. Eu nunca tinha feito o exame do toque do pé e hoje eu fiz e fiz o exame dos olhos também".
a Praça Rio Cachoeira, em frente ao Hospital de Olhos, foi realizada a Feira de Saúde do Diabético, que atendeu cerca de 4 mil pessoas e ofereceu serviços como medida de glicemia capilar, de pressão arterial, avaliação cardio-metabólica.
Mais atividade com o grupo da psicologia, oficina de nutrição, exposição de produtos diets, prevenção bucal, apoio jurídico, atividade física no palco, oficina do pé diabético e distribuição de materiais educativos e de prevenção.
A Unime Itabuna também participou do Dia do Diabético, levando alunos e professores dos cursos de Fisioterapia e Farmácia para o Abrigo Balduíno de Azevedo Lopes, que atende pessoas carentes de Itabuna, no dia 13.
Sob a coordenação das professoras Pollyana Dórea e Camila Marques, foram realizadas atividades como testes de giclemia, pressão arterial, medida da circunferência abdominal, peso, aulas de alongamentos e cinesioterapia para 200 pessoas.
O curso de Farmácia realizou, nos dias 13 e 14, atividades no corredor principal do Shopping Jequitibá, com exames de anamnese, aferição de pressão arterial, testes de glicemia e orientações sobre o uso racional de medicamentos e controle do diabetes.
Foram atendidas cerca de mil pessoas, superando as expectativas da coordenadora, professora Ana Carolina Moraes de Santana. "Foi mais uma demonstração do envolvimento da Unime na busca da melhoria de uma vida saudável".

Nenhum comentário:

Postar um comentário