;

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Começa a XVIII Semana Mundial de Aleitamento Materno

Com o tema "Amamentação em todos os momentos. Mais saúde, carinho e proteção.", indicado pelo Ministério da Saúde, a Secretaria da Saúde do Estado, por meio da área técnica de Saúde da Criança, deu início nesta segunda (03) às atividades da XVIII Semana Mundial de Aleitamento Materno. Seminários, palestras, oficinas, distribuição de material educativo, exibição de vídeos e apresentações teatrais estão sendo realizados nas maternidades da rede estadual, diretorias regionais de Saúde (Dires) e unidades de saúde de diversos municípios do interior.
Em Salvador, o ponto alto da programação acontecerá no próximo dia 7, sexta-feira, na Faculdade de Medicina da UFBa, no Terreiro de Jesus, às 10 horas, em atividade promovida por meio de parceria entre o Ministério da Saúde, Sesab e Sociedade Brasileira de Pediatria.
A campanha de incentivo ao aleitamento materno, que este ano tem como madrinha a cantora Cláudia Leitte, tem como principais objetivos divulgar as vantagens e a importância da amamentação e estimular o aleitamento materno nas situações de emergência e calamidade, com base na orientação da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA). A WABA definiu para as discussões, este ano, o tema "Aleitamento materno: uma resposta vital nas emergências. Você está preparado?".
A proposta é incitar maior participação e apoio dos profissionais de saúde, familiares, rede social e governo junto à mulher, enfatizando que, em situações de calamidade, a interrupção da amamentação favorece o aparecimento de doenças infecciosas, entre outras. "A amamentação como fator de proteção ao binômio mãe/bebê é, mais uma vez, o alvo das nossas atenções", enfatizam técnicas da diretoria de Gestão do Cuidado da Sesab.

Nenhum comentário:

Postar um comentário