;

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

URUÇUCA: DOIS AGENTES DE SAÚDE FORAM ELEITOS PARA A CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES

Durante a Conferência Municipal das Cidades, realizada ontem(25), foi debatido tudo que diz respeito à política habitacional e reforma urbana. A sociedade civil organizada se fez presente e houve destaque para dois líderes comunitários que conhecem de perto a comunidade uruçuquense e suas necessidades. São dois Agentes Comunitários de Saúde. Wesley Novais, que é presidente da Associação de Moradores do Bairro Everaldo Argolo e Paulo Chaves, presidente da sub-sede sindical dos Agentes Cominitários de Saúde e Combate a Endemias de Uruçuca. Ambos foram eleitos delegados e irão representar Uruçuca na Conferência Estadual das Cidades, que acontecerá em Março.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

URUÇUCA: AGENTES DE SAÚDE COLABORAM COM O BOLSA FAMÍLIA

A Coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional de Uruçuca, Nutricionista Norma Lemos, reuniu-se no Centro Cultural Água Preta com os Agentes Comunitários de Saúde para debater com os ACS sobre a importância destes trabalhadores contribuírem pra que os beneficiários do Bolsa família atualizem suas pendências, impedindo que os benefícios sejam bloqueados ou suspensos.
De 6 em 6 meses as mulheres consideradas em idade fértil, de 14 a 45 anos e crianças de zero a 6 anos devem ser encaminhadas agentes para o acompanhamento do peso e estatura, pra que o município não saia do programa.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

URUÇUCA: AGENTES DE SAÚDE INTENSIFICAM CUIDADOS COM A DENGUE


Começou o verão. Período de maior proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da Dengue. Visando alertar a população as Unidades de Saúde, através dos Agentes Comunitários começaram a alertar a população acerca dos perigos da doença. Essa semana foi a vez da Unidade 03(Úrbis e Everaldo Argolo), abordarem de forma simplificada na própria unidade, educando as pessoas sobre os cuidados necessários e o que fazer diante da suspeita de Dengue. O trabalho ganha musculatura com os Agentes de Endemias, que são incansáveis no dia-a-dia, visitando residências e combatendo o mosquito.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

DENGUEIROS DE ILHEUS

Nós, Dengueiros de Ilhéus, estamos trabalhando com compromisso e responsabilidade pois sabemos o quanto é importante o nosso trabalho e que a população merece. Trabalhamos com muito afinco e muita dedicação para cumprir as metas e diretrizes do programa de combate à dengue.
Desde que a atual coordenação, hoje representada por Antonio Firmo,assumiu o controle, nós fomos tratados com mais respeito e dignidade, pois foi implantado pela a coordenação, a HUMANIZAÇÃO E O DIALÓGO.
Hoje nós agentes temos um diálogo constante, aberto e promissor entre os segmentos: agentes-supervisores de campo-supervisores gerais-coordenação.
Sofremos muito com os antigos ditadores e fascistas de comandavam o programa de combate à dengue e não admitiremos que esses incompetentes voltem ao controle do programa, pois, além de comprovadamente, incapazes, são acima de tudo DESUMANOS.

Estamos em alerta!

sábado, 9 de janeiro de 2010

URUÇUCA: SEMINÁRIO DISCUTE REFORMA URBANA E HABITAÇÃO


O Brasil dispõe hoje de um deficit habitacional de aproximadamente oito milhões de moradias. Os governos estadual e federal já executam diversos programas de habitação, mas a demanda ainda é grande. Uruçuca está entre os municípios de maior carência no que se refere à moradia. O Bairro Everaldo Argolo(Waldeck Ornelas), com aproximadamente 2 mil habitantes, é um exemplo de comunidade que necessita de melhorias habitacionais.

Dada a forte necessidade apresentada pelas comunidades carentes, a Associação de Moradores do Bairro Everaldo Argolo, realizará no dia 17 de Janeiro, na Câmara de vereadores o I Seminário Território Sul, com a presença de diversos seguimentos regionais envolvidos no movimento dos Sem -Tetos. Na ocasião estará presente a representante do Movimento Nacional de Luta pela Moradia(MNLM), Maria José da Silva, assim como outras lideranças regionais.

O objetivo é debater a reforma urbana e habitacional e formar uma comissão para compor o Movimento Nacional de Luta pela Moradia, no qual Uruçuca estará inserida. A partir daí, a comissão irá mostrar para o governo que a cidade tem demanda e justifica o investimento em habitação.

Vale salientar que Uruçuca ficou de fora do Programa Minha Casa, Minha Vida e do Casa da gente por não ter apresentado sua demanda, motivo que qualifica a realização do evento.